sábado, 3 de março de 2007

Madame Curie



Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista francesa de origem polaca. Foi laureada com o Prémio Nobel de Física de 1903 pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Prémio Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio , polônio. Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.
Ganhou fama internacional pelas suas descobertas no campo da física, sendo considerada a “mãe” da radioactividade. Polaca de nascimento mudou-se desde muito cedo para Paris onde se licenciaria em Ciências Matemáticas e Físicas pela Universidade de Sorbonne. Sendo a primeira mulher a leccionar neste estabelecimento de ensino casa-se em 1895 com Pierre Curie e no ano a seguinte começa a estudar as radiações. Em 1898 comete a proeza de isolar dois elementos químicos: o polónio e o rádio, descobertas pelas quais receberia dois prémios Nobel: um em 1903(física) e outro em 1911(química) sendo a primeira pessoa a arrecadar tal distinção.
Até ao fim dos seus dias continuaria o seu trabalho de pesquisa e descoberta neste dois campos. Porém sofreria algumas consequências. A sua exposição excessiva a estes elementos originou reacções violentas no seu corpo. Morreria vítima de leucemia em 1934.

Sem comentários: